domingo, fevereiro 27, 2005

populares

zé celso
silvio santos


hoje, vi uma notícia sobre a disputa entre o josé celso martinez corrêa e o silvio santos para construir ou não um shopping ao lado do teatro oficina. a sede do sbt fica no bixiga, próxima do oficina. o silvio também é dono dos terrenos ao lado do teatro, mas o zé celso quer há 25 anos construir outro espaco de dramaturgia por lá, o teatro de estádio, baseado em idéias de oswald de andrade para um formato de semi-arena com capacidade para mil pessoas.
em abril do ano passado, os dois se encontraram e chegaram perto de um acordo: construir o novo teatro junto com o shopping. os dois agora querem acertar os detalhes da construção.
o que acho engraçado e inusitado nisso tudo é que são duas figuras aparentemente de mundos completamente diferentes: o silvio é o mega empresário da comunicação, e o zé celso é o porra-louca do teatro nacional. acho interessante quando pessoas tão diferentes se confrontam, debatem. daí pode surgir uma briga danada, mas também idéias ótimas.
os dois são figuras bem populares entre diferentes camadas sociais, esse choque é salutar. o silvio, como ex-camelô e fã dos simpsons (é verdade!), deve ter noção sim que o teatro é muito importante para todos. o zé celso, como é natural dele, já encarou esse caso com muita ironia no passado. ele citou várias vezes a disputa com silvio santos em seus espetáculos e até já escreveu para a "porta da esperança" propondo sociedade com o silvio e o teatro oficina.