domingo, maio 22, 2005

cueca e acidentes vasculares cerebrais

saddam hussein


é claro que as fotos de saddam hussein em jornais sensacionalistas são violações contra as convenções de genebra, o estatuto dos prisioneiros de guerra protege sua imagem da degradação ou curiosidade pública.
além de servir para vender jornal, ridicularizar o ex-ditador, provocar uma parte da resistência pró-saddam no iraque, e mostrar suas cuecas feias, acho também que essas fotos tem um contexto histórico importante.
saddam sempre apareceu nos meios de comunicação como um homem forte, com a imagem bem cuidada, barba feita, bigode aparado, cabelos penteados, portando armas, discursando em posição de destaque. portanto, fotos que mostrem ele como um homem de verdade, as suas condições reais na prisão, tem sim um grande valor.
é óbvio que este não era o momento certo, o iraque está em guerra e ele ainda é prisioneiro. essas fotos íntimas só vão servir agora para acirrar ódios. o ideal seria esperar algumas décadas, aícertamente as fotos teriam muito valor histórico.
lembro do caso de lênin (1870-1924), uma foto secreta dele divulgada muitos anos depois de sua morte. o principal líder da revolução russa teve um fim trágico com uma série de acidentes vasculares cerebrais (derrames hemorrágicos), a partir de 1922. há alguns anos vi uma foto dessa época. é triste e tocante, é um vegetal que não lembra em nada o grande líder, orador dos russos.
por questões políticas, repressão da ditadura soviética, décadas e décadas se passaram sem que essas imagens fossem divulgadas. a opção dos comunistas foi continuar a idolatrar a força de lênin, nunca mostrar seus últimos frágeis. daí aquelas centenas de estatuas em pose triunfante espalhadas pelo país.
porém, não analisando o caráter mórbido da foto, é claro que ela tem um grande valor histórico. é muito interessante ver como uma das grandes personalidades do século 20 terminou seus dias.

lênin no centro