quinta-feira, setembro 08, 2005

Quem foi Clouseau?

O inspetor-chefe da Sureté, a polícia francesa, tinha todos os cacoetes do povo francês, ou pelo menos aqueles que a maioria de nós imagina. Bigodinho, nariz grande, jeito afetado, apego a um luxo fora de moda nas roupas, móveis, carros e cerimônias. Peter Sellers exagerava em tudo isso, seu inspetor Jacques Clouseau era um homem ridículo. Mas a cereja do bolo era sua arrogância, característica também apontada nos franceses. Ele se achava o maior detetive do mundo, apesar de ser um completo imbecil.
Campo fértil das comédias são nossas imperfeições, escancaradas e, é claro, não explicadas. Acho que Clouseau merecia um busto bem em frente à Torre Eiffel. Reforçou todos os preconceitos contra a França, foram filmes feitos pelos ingleses, um povo tão pedante quanto e eterno rival, mas serviram para mitificar os franceses. Quem não gosta dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa? Quem não ria muito com Clouseau?
E o idiota no poder é outra marca forte tirada da realidade. Claro que o mundo real não é tão engraçado, pois idiotas como Bush e Severino Cavalcanti prejudicam muita gente. Nas comédias de Blake Edwards, Clouseau é ingênuo, despreparado, covarde. Seu único e magistral talento é ter uma sorte incrível, resolve os crimes por puro acaso.
Muitas vezes um idiota com sorte ou carisma é manipulado por quem quer obter mais poder. Nas comédias isso ocorre de forma parecida, porém normalmente quem tenta fazer isso vira uma “escada” para as piadas do idiota. Uma das poucas pessoas que sabiam da extrema tolice de Clouseau era o inspetor Charles Dreyfus (Herbet Lom), seu rival na Sureté. O resto do mundo tinha Clouseau como um gênio, e isto deixava Dreyfus enciumado e desesperado. Eram hilárias suas tentativas para desmascarar e até matar seu oponente.

the pink panther

1 Comments:

At 12:36 PM, Anonymous Anônimo said...

A real enlightening blog. Don't stop now. Here's a subject that interests many; how to buy & sell everything, like furniture on interest free credit; pay whenever you want.

 

Postar um comentário

<< Home